sábado, 7 de fevereiro de 2015

O que é uma RPPNM - Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação privada, com objetivo de conservar a diversidade biológica, na qual podem ser desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. As RPPNs são atualmente um importante de conservação da natureza aliado aos esforços de criação de unidades de conservação de instrumento domínio público.
1ª RPPNM criada em Curitiba em 2007
  • Enviar via Email.
RPPNM Bosque da Coruja


RPPNM Uru
A criação de RPPNMs em Curitiba pode  proporcionar a preservação dos últimos 17% de remanescentes de Floresta com Araucária no ambiente urbano, evitando os impactos negativos como a ocupação irregular, a especulação imobiliária, desmatamento, deposição de resíduos, caça, fogo ou outras ações que possam vir a degradar essas áreas naturais.



RPPNM Barigui junto ao Parque Municipal Barigui
Também contribui para a ampliação das áreas conservadas efetivas na cidade, junto às Unidades de Conservação (UCs) municipais já implantadas, além de poderem proporcionar conectividade entre as diferentes Unidades de Conservação, formando corredores ecológicos.

Floresta na RPPNM Airumã com Araucária com 300 anos
Possuir uma Unidade de Conservação em Curitiba é ter a satisfação de contribuir com a conservação da biodiversidade e com a melhoria da qualidade de vida de todos que residem na cidade. Além disso, ao assumir o compromisso de zelar e preservar a natureza daquela área para sempre, o proprietário exerce um ato de cidadania e responsabilidade ambiental. Atualmente, 15 RPPNMs já foram oficializadas em Curitiba e com a nova Lei outras virão.
É a união do poder público e da sociedade trabalhando juntos em busca de uma cidade melhor para todos nós!




RPPNM Airumã no Bairro de Santa Felicidade
www.facebook.com/ecoairuma
www.airumaestacaoambiental.blogspot.com






Extraido do link abaixo e também com contribuições da APAVE.
 http://condominiobiodiversidade.org.br/saiba-mais/rppnm/#.U1WrOFVdU2g

Para saber mais, clique abaixo para abrir a cartilha completa sobre as RPPNMs.

file:///C:/Documents%20and%20Settings/Administrador/Meus%20documentos/Downloads/CARTILHA_RPPNM_para_donwload.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário