sábado, 28 de março de 2015

Reserva do Bugio: o maior refúgio urbano do Brasil: União entre os municipios de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande cria área de conservação para proteger os rios Iguaçu e Barigui, plantas e animais

Dentro das comemorações dos 322 anos de Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet inaugurou neste sábado (28) a Reserva do Bugio, maior Unidade de Conservação Integral de Curitiba e a maior em ambiente urbano do Brasil na categoria “Refúgio de Vida Silvestre”. São mais de 8 milhões de metros quadrados, conciliando áreas públicas com o uso da terra pelos proprietários das áreas particulares, demonstrando o compromisso de Curitiba com a natureza e a sustentabilidade.



Prefeito Gustavo Fruet e a maravilhosa Equipe da SMMA

A preservação ambiental não deve ter fronteiras, afinal nem os recursos naturais, nem as consequências da degradação respeitam limites ou divisas. As cidades de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande decidiram levar em consideração essa característica natural e criaram, juntas, uma unidade de conservação: o maior refúgio de vida silvestre do Brasil e o único que é metropolitano. Trata-se do Refúgio do Bugio – que ganhou esse nome por causa das famílias desse tipo de primata que vivem nas matas do local.

A área tem proporções consideráveis: só a porção curitibana equivale a seis parques Barigui. As partes de Fazenda Rio Grande e Araucária são do tamanho de 600 e 330 campos de futebol, respectivamente. 


Além disso, depois de tantos esforços para criar áreas na região Norte de Curitiba, o refúgio representa um grande investimento na região Sul – a unidade de conservação fica na confluência dos bairros Tatuquara, Campo de Santana e Rio Bonito. A área fica às margens da Rodovia do Xisto, na BR-476, nas proximidades da Refinaria da Petrobras (Repar) e do antigo aterro da Caximba.

A APAVE esteve presente nesta data tão especial para a cidade de Curitiba e a sua Natureza
Renato Lima, Secretário do Meio Ambiente com representantes do Salvemos o Bosque Gomm, APAVE e SPVS
Terezinha Vareschi (APAVE), Maurício Savi (SMMA) e Angelo Guimarães (APAVE)
Terezinha Vareschi da APAVE e Ana Saber da SMMA







A criação do Refúgio de Vida Silvestre do Bugio está embasada na Lei Federal 9985/2000 que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, com objetivo de proteger ambientes naturais que assegurem condições para existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.
Para o traçado foram consideradas áreas naturais como os maciços vegetacionais, as Unidades de Conservação, as áreas de várzea, as áreas com cavas, a ocorrência de fauna ameaçada de extinção e a Lei Municipal n.º 9805/2000, que instituiu o Anel de Conservação Sanitário Ambiental.
O evento de inauguração teve a presença de deputados, vereadores, administradores regionais, lideranças da comunidade, organizações não governamentais e ambientalistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário