quarta-feira, 11 de março de 2015

Pinheiro do Paraná entra em processo de extinção, afirma professor da UFPR



Foto: reprodução / internet
Foto: reprodução / internet
A araucária entrou em processo decisivo de extinção. O professor da Universidade Federal do Paraná Flávio Zanette afirma que a decadência da espécie atingiu “nível crítico nos últimos anos” e a Araucária deixou de estar apenas ameaçada. Para repor as árvores com idade avançada uma série de ações imediatas devem ser tomadas para evitar o fim da árvore símbolo do estado, segundo o professor.
Cerca de 1.500 mudas de araucária serão distribuídas gratuitamente a partir desta terça-feira (10) na UFPR em comemoração aos 30 anos de criação do Laboratório de Micropropagação Vegetal, que deu início às pesquisas com a Araucária na instituição.
O professor Flávio Zanetti, responsável por pesquisas que geraram o pinheiro de proveta, para ajudar a combater a extinção da espécie, afirma que tem provas concretas para embasar um plano de resgate da Araucária. Segundo ele, a pesquisa é decisiva para evitar a extinção da espécie.
Audio Player
Foto: divulgação / UFPR
Foto: divulgação / UFPR
Estudioso da araucária há mais de 30 anos, o professor Zanette defende as técnicas de enxerto como uma saída para estimular o plantio econômico da espécie, assim contribuindo para a preservação. Entre as vantagens da araucária enxertada está o início de produção de pinhões em período inferior a 10 anos (sem a técnica, a produção só começa entre 12 e 15 anos). O professor afirma que não há tempo de repor as árvores idosas se não houver uma ação efetiva.
Audio Player
A doação de mudas começou hoje (terça) e vai até o dia 13 de março, das 8h30 às 12 e das 13h30 às 16h30, no Departamento de Fitotecnia da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê). Cada pessoa poderá solicitar de 1 a 10 mudas. Junto com as mudas, o livreto “Enxertia de Araucária para Produção de Pinhão”, de autoria do professor Zanette, também é distribuído. O livreto ensina o passo a passo dos procedimentos necessários para que a muda produza pinhões com qualidade e mais rapidez. O telefone para mais informações é 3350-5728.



http://bandnewsfmcuritiba.com/pinheiro-do-parana-entra-em-processo-de-extincao-afirma-professor-da-ufpr/

Sem comentários:

Enviar um comentário