As árvores ajudam a reter a umidade e manter as nascentes mesmo nos períodos com menos chuva
Nestes últimos meses, a água que parecia algo simples e abundante virou motivo de preocupação para todos. Especialmente na Região Sudeste do Brasil, a escassez hídrica tem impactado o cotidiano das pessoas nas cidades e as atividades econômicas como a geração de energia, a agricultura e a indústria.
Os motivos desta situação são vários. Não apenas os problemas de gestão dos recursos hídricos e de desperdícios, mas tivemos uma menor quantidade de chuvas que, provavelmente, foi provocada por fatores de escala global como as mudanças climáticas e a degradação da Amazônia.
De qualquer forma, um consenso é a necessidade de se cuidar melhor dos mananciais. Além de evitar a poluição dos rios e das represas, é preciso preservar o solo e a vegetação nas bacias produtoras de água. Árvores não produzem água, mas garantem a sua quantidade e qualidade. Elas ajudam a regular a vazão atenuando as enxurradas maiores e freando o fluxo das águas.
Para saber mais acesse:
http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2015/03/recuperar-florestas-nas-areas-de-mananciais-bpode-garantir-nossa-aguab.html
Sem comentários:
Enviar um comentário