quarta-feira, 15 de julho de 2015

Matéria da Globo em Rede Nacional sobre a RPPNM Airumã e a APAVE. Confira!

Cercada por uma "floresta" de prédios cinzas, as grandes cidades preservam apenas resquícios de natureza. Como um suspiro em meio ao caos urbano, Terezinha Vareschi transformou o lugar onde vive em uma reserva particular, batizada de Airumã. Essa iniciativa virou tema do quadro Expedições Urbanas, com o jornalista Renato Cunha.
Ela não está sozinha. Na cidade de Curitiba, no Paraná, cerca de 75% de todas as áreas verdes são reservas particulares. Reservas assim são criadas a partir de atos voluntários, que surgem do desejo do proprietário de garantir a preservação deste patrimônio natural. 
 Em 2009, Terezinha descobriu que existia uma lei que transformaria sua terra (36 mil metros) em reserva ambiental.
— Eu queria mesmo é que essa mata fosse preservada para sempre — ressalta (conheça a reserva no vídeo abaixo).
Com o objetivo de ajudar a cuidar das reservas urbanas, os proprietários fundaram a Associação dos Protetores de Áreas verdes (Apave). Criada em 2011, a Associação é uma entidade civil sem fins lucrativos formada por proprietários de reservas e representantes do poder público. Eles se reúnem semanalmente, onde se discute ações e planos de proteção de florestas urbanas e recuperação de áreas com mata nativa.
Tem dúvidas sobre a reportagem? Quer mandar sugestões ou elogios? Entre em contato através dohttps://falecomaredeglobo.globo.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário