terça-feira, 29 de março de 2016

Consumo de água da América Latina e Caribe depende da proteção das florestas, alerta FAO!



Mudanças climáticas ameaçam a Amazônia e, consequentemente, disponibilidade de recursos hídricos para países da região. Foto: Flickr (CC) / Dams999

Nesta segunda-feira (21), Dia Internacional das Florestas e da Árvore, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) chamou atenção para a situação da América Latina e do Caribe, onde estão localizadas 23,4% de todas as áreas florestais do mundo. A região também concentra 29% do volume global de precipitações.
“A água e as florestas estão inteiramente ligadas”, explicou o representante da Unidade Florestal da agência da ONU, Jorge Meza. “As árvores filtram a água, aumentam os níveis de umidade no ar e a incorporam mais profundamente na terra.”
Em 2016, as comemorações do Dia Internacional tiveram como tema a relação entre as matas e os ciclos hídricos.
Segundo a FAO, em âmbito mundial, as bacias hidrográficas e as zonas úmidas florestais fornecem até 75% dos recursos de água doce. Um exemplo significativo é a bacia do Rio de la Plata: mais de 70% da pluviometria da região vem da evaporação e transpiração da selva amazônica.
A Organização destacou também outras contribuições positivas das florestas para os ecossistemas. As matas podem reduzir os efeitos das inundações, além de prevenir e reduzir a salinidade das terras áridas e a desertificação.
A seca é um dos sintomas mais negativos das mudanças climáticas em curso no planeta. Graças à sua capacidade de armazenar água, as árvores e os bosques podem fortalecer a resiliência dos povos em relação a estiagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário